Rolhas Aglomeradas

Tal como descrito no manual técnico de 2015 da APCOR:

“As rolhas aglomeradas são inteiramente fabricadas a partir de granulados da cortiça provenientes de sub-produtos resultantes da produção de rolhas naturais.

As rolhas aglomeradas podem ser fabricadas por moldagem individual ou por extrusão, sendo que em ambos os métodos, a substância aglutinadora usada para ligar os granulados de cortiça, tal como todos os restantes produtos adoptados na transformação da cortiça, está aprovada para o uso em materiais em contacto com alimentos.

As rolhas aglomeradas são uma solução económica para assegurar uma vedação perfeita por um período que não deverá superar, em geral, os 24 meses. Para além da vantagem económica que apresentam para vinhos de menor preço no mercado e de alta rotação, estas rolhas têm, ainda, a vantagem de serem completamente homogéneas dentro do lote.

Este produto é o resultado de um processo altamente industrializado, sendo que as categorias são definidas com base no calibre do grânulo de cortiça e densidade final do produto, a cujas características se ajusta, posteriormente, o tratamento de superfície utilizado.”

Geralmente se classificam as rolhas com tamanho do granulado igual ou inferior a 2mm de rolhas microaglomeradas, enquanto as rolhas com tamanho de granulado superior a 2mm são classificadas de rolhas aglomeradas.